← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
O Ipê-da-serra (Handroanthus albus (Cham.) Mattos) é uma árvore da família Bignoniaceae, também conhecido como ipê-amarelo-da-serra, ipê-mandioca e ipê-mamona, entre outros nomes.
Essa árvore mede entre 20 e 30 metros de altura. Tem tronco, de casca suberosa, com 40 a 60 centímetros de diâmetro. As folhas são compostas, apresentam coloração branca em ambas as faces (quando jovens) e prateada na parte inferior (quando adulta). As flores são amarelas e os frutos, em forma de cápsulas cilíndricas, são revestidos por uma pele aveludada.
Essa árvore fica repleta de flores amarelas na Primavera. A espécie, extremamente ornamental (inclusive por suas folhas que, recém-brotadas, são brancas e posteriormente prateadas na face inferior (quando adultas), é empregada com bastante sucesso no paisagismo (sobretudo no Sul do País).
Mas há quem prefira, ao invés de admirá-la na paisagem, usá-la para outros fins: obras externas (como dormentes, pontes, moirões, vigas e eixos de roda de carroça, entre outros), por conta de sua madeira ser de longa durabilidade, mesmo sob condições favoráveis ao apodrecimento.
Ele floresce de julho a setembro (quando fica despida de folhagem) e a maturação dos frutos ocorre entre outubro e novembro.
O seu crescimento no campo é considerado rápido.
sanhaçus entre outros… Periquitos, beija-flores e cambacicas, entre outras.
Natural do Brasil, ocorre no Rio de Janeiro e Minas Gerais (até o Rio Grande do Sul), na floresta semidecídua de altitude.